Máquina para o tratamento contra o câncer está quebrada desde o dia 21 de julho
O serviço de radioterapia ainda não foi restabelecido no Hospital de Cirurgia, em Aracaju (SE), e mais de 500 sessões já foram suspensas. A máquina está quebrada desde o dia 21 de julho e o técnico responsável pelo conserto realiza os procedimentos para que o aparelho volte a funcionar.
Segundo a assessoria de comunicação do hospital, a previsão dada pelo engenheiro era de que o conserto da peça que deu defeito fosse concluído ao meio-dia desta quinta-feira (3), o que não aconteceu. “O técnico chegou de Minas Gerais na madrugada da terça-feira para quarta e passou o dia de ontem e a manhã de hoje resolvendo”, afirma.
Conforme o hospital, o aparelho apresentou problemas no colimador e a demora em consertar a máquina se deve ao fato dela ser antiga e ter muitas peças. A máquina foi desmontada e passou por reparos, o técnico realiza os testes para liberar para o retorno.
Esta já é a quarta vez que o aparelho apresenta defeito; em abril o tratamento foi interrompido devido a problemas na mesa do acelerador linear, em seguida a falha voltou a ocorrer em maio e no mês de julho o aparelho parou duas vezes, na primeira no dia 14 voltou a funcionar em menos de 24 horas.
Ainda segundo o hospital, no momento, 41 pacientes fazem o tratamento no hospital, cada um com uma sessão diária de radioterapia. Com o tratamento interrompido, os pacientes terão que esperar pelo funcionamento da máquina para que as sessões sejam reagendadas.