“Para Todas as Marias” é o tema do Outubro Rosa da Femama de 2015. A campanha é uma iniciativa da federação, lançada ainda em novembro de 2014. Desde então, o objetivo tem sido ampliar o debate sobre o direito de acesso aos tratamentos de câncer de mama metastático no Brasil. Esse estágio da doença ocorre quando o câncer de mama atinge outros órgãos do corpo – mais frequentemente ossos, pulmões, fígado ou cérebro.
No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, excluindo o de pele não melanoma. Só em 2015, a estimativa é que mais de 57 mil pessoas sejam diagnosticadas com a doença. Em meio a essa realidade, cerca de metade dos casos de câncer de mama entre as usuárias do SUS é detectado já em estágio avançado (III e IV). A FEMAMA acredita que é preciso garantir a essas pacientes o acesso aos tratamentos mais modernos e adequados no sistema público de saúde.
Receber o diagnóstico do câncer de mama é muito difícil, mas, na fase metastática, o impacto fica ainda maior, e a urgência por um tratamento eficiente também. Com os avanços da medicina, já existem tipos de medicações mais específicas para o câncer de metastático. Mesmo assim, a rede pública não incorpora nenhum novo tratamento para esse estágio da doença há mais de uma década.
Apoie você também a luta pelo direito de acesso aos tratamentos de câncer de mama metastático!
Durante o Outubro Rosa 2015, você pode ser um parceiro da Femama de diversas formas:
– Para difundir a campanha por material impresso, a ONG tem layouts de peças gráficas com as temáticas Outubro Rosa e Femama para impressão. Também é possível incluir a marca do parceiro e seus apoiadores locais no material. Solicite pelo e-mail [email protected] .
– Para desenvolver um projeto de parceria especial, entre em contato pelo e-mail [email protected] e descreva sua ideia. A Femama está aberta para planejar ações diferenciadas.
– Para ações em sua cidade, a Femama conta com uma rede de ONGs associadas aptas a desenvolver parcerias locais. Acesse femama.org.br/novo/associadas.php para descobrir a mais perto de você ou navegue em nosso geolocalizador.
Conheça o exemplo das marcas que já estão apoiando essa causa:
Anna Pegova (Cosméticos) – parte do valor de venda do lançamento Crème Telo Structure Age Reverse vai para a Femama.
Azul Linhas Aéreas (Companhia Aérea) – subsidia passagens aéreas para realização de projetos e eventos da Femama.
Cless (Cosméticos) – venda de produtos Spray de Brilho Gloss Charming e Hair Spray Care Liss tem parte do valor doado para a Femama.
Condor (Higiene) – venda de Kits beleza, higiene e limpeza personalizados da campanha Para Todas as Marias. As embalagens dos produtos são temáticas e informativas. Parte do valor é revertida para a Femama.
Coral (Tintas) – renovação da fachada das ONGs associadas da Femama por meio do projeto socioambiental Tudo de Cor para Você.
Curves (Academia) – unidades da academia por todo o Brasil organizam caminhadas. Parte do valor arrecadado com a venda de camisetas vai para a Femama.
Instituto Avon (Responsabilidade Social) – confecção de materiais educativos para conscientização sobre câncer de mama, que serão disponibilizados para instituições associadas. A iniciativa faz parte da campanha Avon Contra o Câncer de Mama e tem o objetivo de fortalecer as ações locais.
Polen (Inovação Social) – parte das vendas online de parceiros da empresa será doada para a Femama. Cada foto tirada com o aplicativo da Polen também se transforma em doação.
Rafael Sanches (Artes Plásticas) – leilão de quadro temático do Outubro Rosa criado pelo artista. O valor integral é revertido para a Femama.
Roxy (Moda) – divulgação de informações sobre Outubro Rosa e Câncer de Mama.