ParaTodasAsMarias

Dificuldade de acesso

Os tratamentos mais modernos para o câncer de mama metastático, já aprovados para utilização no Brasil e alguns já cobertos pelos planos de saúde, ainda não estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), o que impede o acesso de muitas pacientes aos tratamentos que seriam mais adequados ao seu tipo de tumor.

O cenário se agrava com a proposta da Agência Nacional de Saúde (que regulamenta os planos de saúde privados no país) de seguir recomendações feitas para o sistema público de saúde para inclusão ou exclusão de procedimentos na cobertura obrigatória dos planos de saúde. Com a medida, análises feitas para o SUS passam a ser referência para os planos privados e importantes medicamentos podem ser removidos da cobertura dos convênios, colocando em risco conquistas já obtidas por pacientes com câncer de mama metastático, ao menos no sistema privado.

Através da campanha “Para Todas as Marias”, a Femama luta pelo direito das pacientes, para que todas as mulheres tenham acesso aos tratamentos modernos para câncer de mama metastático, garantindo assim maior dignidade, qualidade de vida e tempo para desfrutar de suas vidas. Medicações novas e mais específicas revolucionaram o tratamento do câncer de mama metastático, mas permanecem fora do alcance da maioria das pacientes. Apesar dos avanços da medicina, nenhum tratamento novo para câncer de mama metastático é inserido na rede pública há mais de uma década.

Quem já apoia a causa