ParaTodasAsMarias

Tratamento

Quanto mais avançado o estágio em que o câncer de mama se encontra, infelizmente menores são as chances de cura. O câncer de mama metastático corresponde ao estágio mais avançado da doença. Mas isso não quer dizer que ele não possa ser tratado. O foco do tratamento nesta fase é o controle da doença e a manutenção da qualidade de vida da paciente.

Durante a metástase, quando um novo tumor ocorre em outras partes do corpo, ele é considerado e tratado como câncer de mama. Por exemplo, se uma metástase ocorre nos pulmões, o tumor é tratado com medicamentos para câncer de mama ao invés de medicamentos usados no tratamento para o câncer que inicia nos pulmões.

Atualmente, não há um padrão de tratamento universal para o câncer de mama metastático, pois tudo depende do quadro de cada paciente. É possível tratar a doença com terapias sistêmicas, como quimioterapia, terapia biológica, hormonal e outras que usam medicamentos que identificam e atacam as células cancerígenas; com terapias locais, como cirurgia e radioterapia; ou com uma combinação desses tratamentos. Apenas o médico poderá determinar as melhores alternativas e discutir o rumo do tratamento com cada paciente.

O câncer de mama pode ser de diferentes tipos. A presença de receptores dos hormônios femininos estrógeno e progesterona ou da proteína HER2 na composição do tumor determina as características da doença. Assim, duas mulheres com câncer de mama podem possuir células cancerígenas muito diferentes entre si e necessitar de terapias específicas para o seu tipo de doença para obter um resultado mais eficaz. Em alguns casos, o uso de medicações específicas pode diminuir a velocidade de crescimento do tumor e reduzir o impacto dos efeitos colaterais sobre a paciente, prolongando o tempo de vida e garantindo a ela uma maior qualidade de vida.

No Brasil, a Femama luta para que medicamentos mais efetivos e específicos, de alta tecnologia e já em uso no país, estejam acessíveis para pacientes com câncer de mama metastático no Sistema Único de Saúde (SUS).

Quem já apoia a causa