O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente entre as brasileiras, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma. São esperados mais de 57 mil novos casos da doença no Brasil só em 2015¹.
Câncer de mama metastático é o câncer de mama que atingiu outros órgãos do corpo, mais frequentemente os ossos, os pulmões, o fígado ou o cérebro. Essa fase da doença é conhecida como estágio IV.
Algumas mulheres são diagnosticadas com câncer de mama metastático ainda no primeiro diagnóstico, mas o mais comum é que a metástase ocorra meses ou anos após a paciente ter completado o tratamento para o câncer de mama inicial (estágios I e II) ou localmente avançado (estágio III), um tipo de câncer que evoluiu, mas ainda está situado na região da mama². No Brasil, cerca de metade dos casos de câncer de mama diagnosticados entre as usuárias do SUS já está em estágio avançado (III e IV)3.
Além de enfrentar o tratamento, pacientes com câncer de mama metastático precisam lidar com diferentes dimensões da doença em suas vidas. Mais de 60% das brasileiras afirmam que o câncer de mama avançado interfere em seu trabalho de forma a reduzir sua renda e mais de 80% das brasileiras declaram ter sua qualidade de vida comprometida por conta da doença.⁴
Referências: