O mês de outubro tingiu o país de rosa. Durante 31 dias, a Femama realizou uma série de atividades, firmou parcerias e realizou campanhas que falavam de direitos de pacientes com câncer de mama. O movimento global foi trazido para o Brasil de forma organizada em 2008 pela Federação, quando o Cristo Redentor foi iluminado pela primeira vez e diversas iniciativas passaram a ocorrer simultaneamente no país através da rede de instituições associadas à Femama.
As atividades tiveram início ainda no mês de setembro, no Seminário “Principais Tipos de Câncer entre as Mulheres”, organizado pela Secretaria da Mulher da Câmera dos Deputados, na Câmara dos Deputados em Brasília (DF), e se desdobraram por vários estados do País. Caminhadas, exposições, palestras, iluminação de prédios públicos foram algumas das iniciativas que tinham como objetivo a conscientização sobre a doença e sobre os direitos dos pacientes.
Veja algumas das ações e parcerias feitas durante o Outubro Rosa:
Para Todas as Marias
A campanha “Para Todas as Marias” promoveu no mês de outubro luta para que as pacientes com câncer de mama metastático tenham acesso aos tratamentos mais eficientes para o seu tipo de tumor pelo SUS. Apesar dos avanços da medicina, nenhum tratamento novo para câncer de mama metastático é inserido na rede pública há mais de uma década. Em parceria com a Novartis, a Femama e algumas de suas instituições associadas promoveram eventos que pediam por mais direitos para pacientes com câncer de mama metastático.
Iluminação do Cristo Redentor
A FEMAMA apoiou a Fundação Laço Rosa e Américas Amigas na iluminação do Cristo Redentor, buscando despertar a atenção para a saúde da mama. Veja aqui
Ciclo de Debates sobre Câncer de Mama para Parlamentares da Bahia
Como parte de um projeto que se desenvolve em diferentes estados brasileiros, a Femama realizou no dia 19, em Salvador, a edição da Bahia do I Ciclo de Debates sobre Câncer de Mama para Parlamentares. O objetivo do encontro foi trazer informações sobre o câncer de mama metastático aos parlamentares, incentivando que estes busquem alternativas que facilitem a implementação de políticas públicas para melhorar o acesso ao tratamento adequado da doença no país.
Ação Maior que uma cicatriz
A Femama e a agência de publicidade Cheil promoveram a ação #maiorqueumacicatriz, ligada ao Outubro Rosa. O objetivo principal da ação foi alcançar as mulheres que passaram pelo câncer de mama e valorizar a feminilidade e identidade de cada uma delas. Para provar que a identidade nunca é perdida, empresas foram convidadas a mostrar na pele seu apoio a essas mulheres e substituindo seu bem mais característico – sua marca – pelo símbolo da ação.
Ações de parceiros
A Femama contou com diversos parceiros ao longo do mês de Outubro. As marcas que colaboraram com a Federação durante o Outubro Rosa 2015 foram: Anna Pegova, Azul Linhas Aéreas, Cless, Condor, Curves, Instituto Avon, Novartis, o artista plástico Rafael Sanches, O Polen e Roxy.